Guia completo efrete: O que é e como funciona

como funciona o efrete

O efrete está no mercado a mais de 15 anos, e se tornou uma das principais Instituições homologas na ANTT para oferecer o PEF (pagamento eletrônico de frete) e emissão de CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte). Contamos com mais de 2.500 postos e estabelecimentos comerciais credenciados com alcance nacional.

Oferecemos os melhores serviços financeiros 100% mobile para transportadoras e caminhoneiros através de um sistema fácil, intuitivo, independente e sem a necessidade de cartão físico, o sistema pode ser acessado de forma online através da página www.efrete.com.br com certificado digital, ou por meio de integração com outros softwares que oferecem gestão para as transportadoras.

Como funciona o Sistema efrete?

Com o efrete é possível realizar a emissão do CIOT de duas formas: através da chave de acesso gratuito direto no sistema on-line ou por meio do seu integrador.

Caso não tenha um certificado digital para realizar o acesso, nossa equipe está comprometida a disponibilizar uma chave de acesso gratuitamente.

Por que preciso do Pagamento Eletrônico de Frete?

Primeiramente, uma das principais vantagens do pagamento eletrônico de frete é manter seus serviços de transporte dentro da legalidade e pagar os devidos impostos, já que a ANTT definiu o PEF como o meio de pagamento obrigatório para serviços prestados por motoristas autônomos, para fiscalizar e garantir que o pagamento das despesas durante as viagens como locomoção, vale pedágio e combustível, esteja sendo feito de forma correta.

Com o PEF efrete a sua operação é mais segura e garantida, pois somos homologados pela ANTT, seguindo todos os requisitos para e disponibilizar a emissão do CIOT e o pagamento eletrônico de frete, que pode ser feito ser feito via depósito bancário ou o motorista pode realizar a troca do CIOT em um posto de combustível credenciado conosco.

Como funciona o PEF efrete?

A emissão do CIOT com o efrete pode ser feita principalmente por meio de integrador, mas também pode ser feito através do acesso no sistema com certificado digital.  Para realizar o pagamento ele eletrônico de frete, é necessário inserir as informações do contratado, como nome do motorista, CPF, RNTRC e dados bancários, ou o contratado pode trocar em um posto credenciado com o efrete.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Quais são os benefícios de realizar o PEF com a efrete?

Por sermos uma IPEF – Instituição de Pagamento eletrônico de frete, nosso sistema é programado para disponibilizar a emissão do CIOT gratuita, através do certificado digital da transportadora.

Sobretudo, apesar de ser possível a emissão gratuita, o acesso dessa forma acaba se tornando muito complexo e com funcionalidade limitada, pois não possuem os benefícios exclusivos e, principalmente a segurança que o nosso PEF efrete pode oferecer para o contratante e para o contratado, já que nosso pagamento eletrônico de frete foi desenvolvido para empresas que desejam elevar a sua operação para o mais alto nível de eficiência e qualidade.

Como-funciona-efrete

Complexidade do CIOT gratuito

Todas as Instituições de pagamento de frete devem disponibilizar um canal para a emissão do CIOT gratuito.

Porém, a quantidade de informações que precisam ser preenchidas para emissão desse documento, dificulta a agilidade do processo de contratação de frete, já que o preenchimento de todas as telas pode levar em média de 7 a 10, e a falta de uma mínima informação ou informação incorreta, pode impedir a emissão do CIOT, retornando ao início do processo de preenchimento para emiti-lo.

Por isso, o efrete possuí integração com mais 200 TMS’s em todo o Brasil.

Em outras palavras, facilitamos a emissão do CIOT, já que o preenchimento é automático assim que a transportadora informa a placa do veículo ou documento do contratado, o CIOT é emitido em menos de 5 segundos, garantindo agilidade e segurança, além de gerar maior economia para a operação de transporte.

Benefícios do pagamento eletrônico de frete para os motoristas

Com o efrete o motorista pode escolher como deseja receber o pagamento de frete dele: através das nossas redes credenciadas por todo o Brasil ou por meio de depósito em conta.

Além de oferecer a flexibilidade de escolher como receber os valores, a efrete também possuí uma Conta Digital dedicada aos caminhoneiros, onde os fretes realizados com a emissão do CIOT através do nosso sistema, caem automaticamente nessa conta no próximo dia útil, dessa forma, o transportador terá o controle total dos fretes a receber com apenas alguns cliques, além de conferir o saldo e o extrato, efetuar pagamentos de boletos, recarregar crédito no celular e desfrutar da facilidade da Conta digital.

Segurança de dados em primeiro lugar

Acima de tudo, nosso sistema conta com uma equipe de Cyber Security dedicada a proteger todos os dados que são cadastrados diariamente em nossa base.

A equipe é treinada para evitar qualquer tentativa de ataque cibernético ou vazamento de dados. Possuímos um servidor dedicado que integra mais de 200 TMS’s em todo o Brasil com segurança máxima.

Por tanto, nossos especialistas estão sempre atentos a todas as movimentações realizadas em nosso sistema, e para garantir a proteção dos dados do servidor, utilizamos o método de verificação em duas etapas em todos os acessos e processos dentro do efrete.

Qualidade e excelência

Nosso atendimento é humanizado 24 horas, ou seja, estamos constantemente trabalhando para melhorar e expandir nossos serviços, garantindo uma experiência de qualidade para todos os nossos usuários.

Em primeiro ligar, o nosso sucesso vem das pessoas que confiam em nós. Contudo, valorizamos cada colaborador, motorista e parceiro, da mesma forma que buscamos sempre crescer.

Resultado dessa dedicação é a garantia do Selo NPS, sigla para Net Promoter Score, que significa métrica de lealdade do cliente, que conquistamos no último ano.

É através dele que ouvimos as necessidades de cada usuário para manter a qualidade de nossos atendimentos, e conquistar ainda mais a confiança de nossos clientes.

Ficou interessado em saber mais sobre o efrete e como podemos promover mais agilidade e eficiência para o seu negócio? Entre em contato conosco.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados

Informações importantes

Para gerar o CIOT com Chave de acesso GRATUITO é necessário:
  • Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
  • Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.

Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.

Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.