Principais áreas da logística para otimizar sua operação
A complexidade da cadeia logística requer uma divisão de áreas bem desenvolvidas e estruturadas, de forma a atender todas as necessidades
A complexidade da cadeia logística requer uma divisão de áreas bem desenvolvidas e estruturadas, de forma a atender todas as necessidades desse setor.
Entender e implementar cada áreas é indispensável para organizar as estratégias que garantem um impacto positivo para sua operação logística, como produtividade e redução de custos.
Por isso, trouxemos nesse artigo as principais áreas da logística que compõem um setor eficiente e como elas se relacionam entre si.
Supply chain, ou cadeia de suprimentos, se refere ao sistema completo de produção e entrega de um produto ou serviço, desde a coleta das matérias-primas até a entrega ao consumidor final. Esse sistema inclui várias etapas como fornecimento de materiais, produção, armazenagem, distribuição, gestão de estoque e logística reversa.
A gestão eficiente da Supply Chain tem como objetivo otimizar cada uma dessas etapas para reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e principalmente aumentar a satisfação do cliente.
O processamento dos pedidos dentro da logística tem como etapas o recebimento, análise, confirmação e despacho das mercadorias.
Essa é uma parte importante da distribuição, é por meio dela que a empresa garante a eficiência, precisão e agilidade nas entregas dos produtos.
Além disso, é necessário a utilização de um bom sistema de informação para ter controle absoluto dos pedidos. Quanto mais integrada for a logística da sua empresa, maior é a eficiente e agilidade no processamento.
Essa área precisa proteger, conservar e facilitar o manuseio e transporte dos produtos. É necessário escolher um local adequado, layout das embalagens, os equipamentos e o método apropriado para armazenar os produtos em estoque ou em trânsito.
No processo de embalagem, é necessário escolher o material, o design a identificação e rotulagem correta para cada produto, e a utilização de etiquetas como RFID (Identificação por Radiofrequência) pode facilitar o acompanhamento das cargas durante o percurso e o controle de inventário.
Considerada uma das áreas mais importantes da logística, é a eficiência do estoque que vai determinar o fluxo dos processos e o ritmo da execução de cada atividade.
Divididos em 3 categorias: estoque de matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados, a gestão de cada estoque tem como objetivo equilibrar os níveis de cada produto, evitar excesso ou falta de item. Um estoque organizado garante a distribuição eficiente, atendendo os prazos e a qualidade nas entregas finais.
A área mais importante da logística envolve o transporte e a distribuição, que incluem o deslocamento físico do produto desde o ponto de origem até o destino. O deslocamento da mercadoria pode ser feito por diversos modais de transporte, como rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo.
Além da distribuição que pode ser realizada por diversos canais como varejistas, atacadistas ou consumidor final.
A distribuição e o transporte andam juntos, e tem como objetivo entregar os produtos no prazo, no local e nas condições desejadas pelos clientes. Contudo, para realizar a distribuição e transporte de forma correta, é indispensável que o motorista viaje com alguns documentos como CIOT e CT-e, que comprovam a legalidade do frete.
Nessa etapa é necessário investir em maquinários adequados para adquirir uma boa logística como empilhadeiras, guindastes, esteiras e robôs, para que a movimentação das mercadorias dentro do pátio possa ocorrer com fluidez e seguranças.
Além disso, dependendo da movimentação e da distribuição, assim como foi necessário maquinário para realizar o carregamento, também será necessário a utilização dos mesmos maquinários para finalizar a descarga da mercadoria.
Data driven é uma cultura de gestão corporativa que envolve basear as decisões da empresa em dados mensuráveis. Além disso, as empresas logísticas que adotam esse conceito possuem operações mais eficientes e otimizadas, desenvolvendo estrategicamente bons insights para tomar decisões mais assertivas.
Por isso, é fundamental que haja integração entre os sistemas para garantir o processamento e armazenagem adequada das informações.
A gestão da qualidade tem como objetivo garantir que o produto ou serviço atenda as expectativas e requisitos dos clientes.
Para garantir que a gestão de qualidade seja aplicada e reconhecida dentro da sua logística, é necessário que a empresa realize auditorias periódicas que garantem a eficácia da gestão da qualidade. Ao avaliar pessoas, processos e produtos, as auditorias permitem identificar e corrigir desvios, assegurando a conformidade com os requisitos e a satisfação do cliente.
Para otimizar sua operação logística, considere a implementação de práticas como prevenção de perdas e roubos, gestão de custos e manutenção preventiva. A tecnologia, como sistemas de rastreamento e inteligência artificial, pode automatizar processos, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões.
A escolha das ferramentas e a estruturação dessas áreas devem ser personalizadas de acordo com as necessidades específicas de sua empresa.
Para isso, conte com a nstech, uma plataforma integrada com centenas de soluções tecnológicas para logística e mobilidade em um único lugar.
A complexidade da cadeia logística requer uma divisão de áreas bem desenvolvidas e estruturadas, de forma a atender todas as necessidades
Todas as empresas que atuam no setor logístico precisam dominar os processos e ter conhecimento de todos os documentos necessários para que a operação não
O agronegócio brasileiro é considerado um dos principais contribuintes para o crescimento do nossos pais. De acordo com os dados informados pelo Centro de Estudos
Av. Coronel Marcos Konder, 1207 Centro | Itajaí SC 88301-902
NSTECH IP INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A.
01.648.418/0001-72
• Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
• Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.
Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.
Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.