A importância de descobrir o seu ICP, ou cliente ideal

A importância de descobrir o seu ICP, ou cliente ideal

Um objetivo em comum de quase todas as empresas é trabalhar para aumentar seu faturamento. Mas, em alguns casos, o processo de vendas acaba se tornando difícil e pouco lucrativo. Saiba que essa dificuldade pode estar relacionada para quem você vende. Mas afinal, o que é ICP?

Primeiro, o que é ICP (Ideal Customer Profile)?

Basicamente o ICP (Ideal Customer Profile) significa perfil de cliente ideal. Uma maneira para identificar o ICP é contar com um conjunto de critérios que definem quais são as empresas mais inclinadas a se tornarem seus clientes e trazerem mais valor para o seu negócio.

O ICP é uma ferramenta que ajuda a segmentar o mercado e a focar no perfil que têm mais potencial de conversão e fidelização.

Quais os benefícios de descobrir o seu ICP?

Menor tempo de negociação

Ao definir o ICP da sua empresa, você pode criar estratégias de prospecção mais eficientes, que miram em um determinado perfil de cliente. Dessa forma, o time de vendas evita gastar tempo com os prospects que não têm conexão com a proposta do seu negócio, concentrando-se naqueles consumidores com maiores probabilidades de fechar uma venda.

Isso resulta em um menor tempo de negociação e um consequente aumento da produtividade do time, que pode investir mais tempo em busca de clientes alinhados ao seu ICP.

Menor índice de Churn

Primeiro, o que é o “churn”?

Churn é uma métrica que mede a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período, ou seja, quantos clientes a sua empresa perdeu naquele prazo. Desse modo, quanto menor o índice do churn, melhor.

Agora que você já sabe o que é, vamos entender a ligação dele com o ICP

Ao aplicar estratégias de marketing e vendas de acordo com o ICP do seu negócio, você demonstra entender as dores dos clientes e agir com o objetivo de solucionar esses problemas. 

Assim, a satisfação do consumidor com o seu serviço ou produto cresce. Consequentemente, o índice de churn do negócio cai. Afinal, se o seu cliente tem as suas expectativas atendidas, ele não tem motivos para deixar de contratar a sua empresa.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Aumento de vendas

Ao conhecer bem o seu ICP, você pode fazer ofertas mais adequadas para o perfil de cliente desejado. Isso eleva consideravelmente as suas chances de venda. Afinal, você oferece produtos alinhados às necessidades do consumidor.

Conhecer o ICP ajuda também a vender mais para um mesmo cliente, com estratégias de cross e upsell. Ou seja, o cliente compra outros produtos da sua empresa para complementar a solução que ele já tem, dependendo das necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

Como o ICP pode ser aplicado a logística de transporte?

A utilização do ICP pode contribuir para segmentar o mercado e identificar as oportunidades mais lucrativas e estratégicas. Por exemplo, se você oferece um serviço de transporte rodoviário, pode usar o ICP para filtrar os clientes potenciais de acordo com critérios como localização, porte, segmento, demanda, entre outros.

Confira a participação na íntegra do nosso COO (Chief Operating Officer), Rodrigo Félix, falando sobre a importância do ICP como uma estratégia de vendas no transporte.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados

Informações importantes

Para gerar o CIOT com Chave de acesso GRATUITO é necessário:
  • Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
  • Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.

Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.

Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.