Como monitorar e rastrear a sua operação logística

Monitoramento-e-rastreamento-topo

Se você atua no mercado logístico sabe que para ter um controle eficiente e rigoroso da sua operação, é necessário uma série de cuidados e supervisões dos processos.  

Fazer esse controle sem um sistema, é inviável para as transportadoras e embarcadores. Por isso o monitoramento de carga através de dispositivos de rastreio tem ganhado cada dia mais espaço na cadeia logística.

Monitoramento e rastreamento, tem diferença?

Tem sim, mas um complementa o outro. O monitoramento exige o acompanhamento constante das cargas durante as viagens. Utilizando o GPS para receber informações como localização do veículo, condição da mercadoria e alteração ambiental. Esse controle garante a segurança e integridade da carga caso ocorra alguma mudança no trajeto. 

Enquanto que o rastreamento permite que a transportadora saiba exatamente onde estão as remessas, em tempo real através do dispositivo de GPS integrado com um sistema de comunicação. Ele rastreia a mercadoria e envia dados precisos, como o posicionamento correto da carga e do veículo, oferecendo o monitoramento completo para operação logística

Controle por sistema

As informações sobre determinada viagem são enviadas para o sistema de monitoramento e rastreamento em tempo real. Dados como o tempo gasto na viagem, identificar paradas inesperadas ou em locais arriscados, localização precisa da frota, a distância percorrida, calcular a previsão de chegada ao destino, monitorar o consumo de combustível e até avaliar a forma como o caminhoneiro conduz o veículo, podem ser controlados através de softwares desenvolvidos especialmente para essas situações.

Monitoramento e rastreamento

Como funciona?

Através de dispositivos eletrônicos e GPS instalados nos veículos, que enviam as informações simultaneamente para um sistema central. Além de ter o monitoramento no computador, alguns sistemas já disponibilizam essa verificação por meio de aplicativo de celulares e tablets. 

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Contribui para uma viagem segura

Ter a possibilidade de acompanhar a viagem em tempo real, resulta em mais segurança no transporte, tanto para a transportadora quanto para os motoristas, já que é possível tomar decisões mais ágeis como acionar as autoridades de segurança e encontrar o veículo com mais rapidez em caso de roubo. Além de diminuir acidentes, pois o controle permite que as empresas fiscalizem se o motorista está viajando na velocidade permitida ou se ocorreu alguma parada brusca, enviando um alerta.

Controle nas estadas e no financeiro

A contratação de um sistema que monitoria e rastreia a carga pode ajudar a evitar perdas de bens e prejuízos financeiros, já que oferece mais chance de recuperar a carga rastreada. Além da redução dos custos com escolhas de rotas com menos pedágios, estradas mais seguras e economia com combustível.

Monitoramento e rastreamento Emita seu CIOT Fintech do Transporte Rodoviário

Escolha uma boa gerenciadora de riscos!

O mercado logístico já oferece uma grande gama de tecnologia para facilitar e otimizar a operação dos transportadores e embarcadores. Mas para escolher uma boa gerenciadora é preciso levar alguns critérios em consideração, como os clientes que já utilizam aquela empresa, avaliar preço e valor agregado e o tipo de especialização no monitoramento, já que algumas gerenciadoras são focadas em cargas específicas como medicamentos ou eletroeletrônicos. 

A Buonny é um nome de peso no setor logístico que além de fazer parte do maior ecossistema nstech com a efrete, ela oferece soluções sob medida para cada operação no gerenciamento de riscos.

Como podemos ver, as gerenciadoras de risco desempenham um papel indispensável para empresas que buscam uma gestão de logística e transporte de excelência através de monitoramento e rastreamento. Adotando um sistema, é possível aprimorar os processos e assegurar a eficiência e a qualidade das entregas. 

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados

Informações importantes

Para gerar o CIOT com Chave de acesso GRATUITO é necessário:
  • Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
  • Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.

Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.

Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.