Principais áreas da logística para otimizar sua operação
A complexidade da cadeia logística requer uma divisão de áreas bem desenvolvidas e estruturadas, de forma a atender todas as necessidades
Com o objetivo de reduzir o carbono produzido por combustíveis, principalmente de veículos pesados, o Governo Federal incluiu o Programa Nacional de Diesel Verde no Projeto de Lei do Combustível do Futuro em setembro de 2023. O intuito é trocar as fontes poluentes por outras mais limpas e renováveis.
O diesel verde ou HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) é resultado de um processo de hidrogenação de óleos como matérias primas renováveis, como óleos vegetais, residuais, de soja ou palma e gordura animal, dando origem a um combustível de baixa emissão de carbono, livre de enxofre e compostos aromáticos, altamente eficiente, e com emissão de CO2 significativamente reduzida.
Além do diesel verde, a partir do HVO podem também ser produzidos combustível para aviação, bionafta e biopropano.
Ao contrário do diesel convencional derivado do petróleo, o diesel verde representa uma alternativa sustentável que emite menos gases de efeito estufa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e se tornando crucial para a preservação do meio ambiente. Por ter sua composição a partir de origem vegetal ou animal, a qualidade é superior ao biodiesel de base éster.
Embora o biodiesel à base de éster e o diesel verde possam utilizar a mesma matéria-prima na produção do combustível, a diferença entre eles está no processo de fabricação e na qualidade do produto final.
O diesel verde é produzido integralmente a partir do processamento de óleos vegetais, como palma e soja, ou gorduras animais. Por outro lado, o biodiesel à base de éster é obtido por meio da transesterificação, uma mistura de óleos vegetais ou gordura animal com etanol ou metanol, catalisador que gera glicerol e um composto de ésteres com características semelhantes ao diesel.
Sua contribuição para o meio ambiente é indiscutível, já que reduz as emissões de gases de efeito estufa entre 50% e 90%, sendo isento de contaminantes e com maior estabilidade, reduzindo problemas de armazenamento e uso em motores a diesel. Além de diminuir os danos nos motores como entupimento de filtros, bombas e bicos injetores, aumenta a vida útil dos veículos.
O alto teor de cetano melhora a qualidade da combustão no motor e pode ser usado em motores a diesel sem as limitações apresentadas pelo biodiesel à base de éster.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o diesel verde é o terceiro maior biocombustível em termos de volume de produção em todo o mundo. Sua produção apresenta um crescimento acelerado em comparação ao etanol e o éster. Entre 2011 e 2018, a produção de éster registrou um aumento anual de 1,7% no mercado europeu, enquanto a do diesel verde aumentou 37,1%.
Em 2018, a produção total de combustíveis para motores diesel na União Europeia foi de 6,1 bilhões de litros, sendo 12,6 bilhões de litros de éster e 3,5 bilhões de litros de diesel verde, indicando a relevância do mercado de biocombustíveis na região.
O governo assinou em setembro de 2023, o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), que incluí como parte das mudanças a utilização de energias mais limpas e redução da dependência de diesel derivado do petróleo no nosso país. Essa transição será feita gradualmente, com a inclusão progressiva do diesel verde como uma opção nos combustíveis que usamos no Brasil.
A definição do percentual obrigatório de adição ao diesel fóssil será responsabilidade do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O CNPE deve avaliar as condições de oferta do produto, considerando alguns pontos como a disponibilidade de matéria-prima, capacidade de produção e localização. Além disso, o Conselho deverá analisar o impacto no preço final ao consumidor e a competitividade nos mercados internacionais do diesel verde produzido no Brasil.
A complexidade da cadeia logística requer uma divisão de áreas bem desenvolvidas e estruturadas, de forma a atender todas as necessidades
Todas as empresas que atuam no setor logístico precisam dominar os processos e ter conhecimento de todos os documentos necessários para que a operação não
O agronegócio brasileiro é considerado um dos principais contribuintes para o crescimento do nossos pais. De acordo com os dados informados pelo Centro de Estudos
Av. Coronel Marcos Konder, 1207 Centro | Itajaí SC 88301-902
NSTECH IP INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A.
01.648.418/0001-72
• Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
• Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.
Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.
Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.