Como se proteger de golpes financeiros no Brasil

golpes financeiros no Brasil

Os golpes financeiros são perigosos e acontecem de muitas maneiras diferentes. Os criminosos se aproveitam da falta de informação das vítimas para cometer fraudes.  

Falso sequestro, esquema de pirâmide, clonagem de cartões, bilhete premiado, boletos forjados, a lista de trapaças é infinita!

Golpes financeiros no Brasil

No primeiro trimestre de 2023, o Brasil teve em média 2.800 tentativas de fraudes por minuto em canais eletrônicos. Esses dados foram obtidos por uma pesquisa da CAF, empresa especializada em prevenção de fraudes e segurança digital, com informações do Banco Central.

Isso representa cerca de 365 milhões de tentativas de golpes nesse período, todas direcionadas especificamente para os meios digitais. Conforme apontado pelo estudo, a maioria esmagadora dessas tentativas de fraude acontece durante o período comercial, entre as 10h e às 18h.

Quais canais digitais são mais atacados?

Os criminosos não precisam mais estar próximos da vítima. Hoje em dia, agem a distância, escondem sua identidade e utilizam de várias técnicas para aplicar o golpe. Basta chamar a atenção do alvo para a tela do celular ou computador. 

A principal ferramenta para esses golpes são ações de phishing –técnica que conduz as pessoas a compartilharem informações confidenciais.

Os golpistas utilizam da manipulação emocional para conquistar a vítima. No WhatsApp, um golpe ocorre quando alguém usa um número falso com a foto de uma pessoa conhecida. O objetivo é enganar as pessoas próximas e se passar por ela, alegando ter trocado de número. Conversam com a vítima, pedem dinheiro por pix ou transferência para uma conta de “um amigo” por problemas nas contas pessoais. 

E-mails e SMS com promoções falsas são as estratégias mais usadas para aplicar golpes.

Desconfie e haja com cautela

O golpe é simples e faz a vítima acreditar que é verdade, mexendo com seus sentimentos. Por isso, caso desconfie de alguma informação enviada por e-mail ou WhatsApp, uma ligação de alguém se passando por um parente, pare, respire e pense com calma antes de tomar qualquer atitude. Ter uma visão lógica nesse momento pode evitar que as pessoas caiam em golpes e sofram grandes perdas financeiras.

Não compartilhe seus dados bancários por telefone. Não forneça informações pessoais pelo WhatsApp.

Não abra e-mails suspeitos ou com boletos bancários estranhos. Esse tipo de golpe geralmente acontece com pessoas que não entendem muito de tecnologia. É importante pedir ajuda a alguém de confiança para tirar dúvidas.

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Não delete, denuncie!

Guardar tentativa de golpe ajuda autoridades a encontrar criminosos, que não age sozinho nesse tipo de crime. Antes de apagar tudo, pense bem. Tudo fica registrado e pode ajudar a encontrar o culpado.

Bloquear o número ou o endereço de e-mail de onde partiu o primeiro contato para a tentativa do golpe, pode ser uma saída para as pessoas que ficam assustadas com a situação. Guarde a prova do contato e vá a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência, assim as autoridades poderão investigar. 

Segundo fator de autenticação

Especialistas recomendam medidas de segurança: mudar senhas, atualizar celular e evitar transações em redes públicas de internet para evitar ser hackeado.

De acordo com o Head de Cyber Security da efrete, Rafael Andrade, “a aplicação de autenticação baseada em duas etapas é uma prática que serve tanto para vida corporativa, quanto para vida pessoal. O conceito de autenticação de duas etapas serve para que o acesso à programas ou sites necessitem de uma autenticação baseada em senha e outra baseada em outros mecanismo (SMS, código, e-mail), com essa aplicação caso uma senha seja comprometida, o segundo mecanismo de autenticação não autoriza o comprometimento da credencial em questão”.

Com experiência em proteção de dados, Andrade reforça “Conhecido como 2FA (segundo fator de autenticação) ou MFA (Múltiplo fator de autenticação), esta prática pode ser aplicada em vários locais, como redes sociais, aplicativos de mobilidade, aplicativos de compra e aplicativos de troca de mensagens. Roubo de credenciais é um dos mecanismos mais explorados por Hackers e malwares, sendo uma peça importante e relevante em toda cadeia de proteção. 

A melhor indicação de utilização é a de “aplicativo de autenticação” onde a conta é adicionada e um token de autenticação é gerado a cada 30 segundos, dificultando muito a ação dos invasores.”

Proteja-se e tenha cuidado ao compartilhar seus dados em apps e sites para evitar golpes na era digital.

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