Logística 4.0: entenda o que é, como funciona e quais os benefícios

Logística 4.0 o que é, como funciona

Se você ainda não ouviu falar sobre a Logística 4.0, está no lugar certo! 
Trouxemos um artigo que apresenta o que é, como funciona e como você pode aplicar no seu negócio.

O que é Logística 4.0?

O termo Logística 4.0 surgiu para apresentar o modelo de logística 100% integrada com equipamentos tecnológicos e uso de inteligência artificial, desde o transporte de mercadorias até o armazenamento delas.

Visando otimizar os processos logísticos, esse modelo de negócio transfere parcialmente a autonomia e tomada de decisões operacionais para as máquinas.

Apesar de fazer uso de tecnologias avançadas para manter o processo automatizado, é essencial que a empresa mantenha uma gestão baseada em dados e que integre os eventos da cadeia de suprimentos para tornar a operação logística mais eficiente.

Como funciona a Logística 4.0?

A logística 4.0 funciona com a integração tecnológicas dos processos logísticos. Ou seja, automatizar todos os processos com a ajuda de inteligência artificial e tecnologia inovadora.

Boa parte das grandes redes do Brasil, já fazem uso de robôs que executam as funções mais “pesadas” em seus armazéns, como coletar uma mercadoria em uma estante com mais de quinze metros de altura, ou efetuar o carregamento de um veículo em tempo hábil, sem que seja necessário a ajuda humana, apenas obedecendo aos comandos pré-determinados pelos sistemas de armazenagem.

Logística 4.0 o que é, como funciona

Quais as principais tecnologias utilizadas na Logística 4.0?

Implantar esse novo conceito ao seu negócio, abre a possibilidade de aplicar processos inovadores que interagem e otimizam toda a sua cadeia de produção.

Mas afinal quais tecnologias são utilizadas nesse conceito?

  • IoT ou Internet das coisas: é através dela que os equipamentos utilizados no dia a dia funcionam de forma automatizada conectados ao sinal de internet.
  • RDIF ou Radio Frequency Identification: na tradução Identificação por Radiofrequência, é um chip implantado em objetos como tags de pedágio, etiquetas e adesivos, que utiliza uma tecnologia capaz de rastrear, identificar e registrar os dados que constam nesses objetos. 
  • Cloud Computing: uma rede de servidores remotos hospedados na Internet onde você pode armazenar dados, arquivos, programas e sistemas de maneira segura, digitalizada com baixa taxa de erros ou perdas de dados. 
  • Machine learning: alguns dizem que é uma derivação da inteligência artificial, a verdade é que elas estão interligadas. Machine learning é o aprendizado da máquina, que usa um sistema inteligente para analisar grandes volumes de dados a partir de algoritmos e metodologias estatísticas, que cria padrões e previsões de cenários que podem mudar de acordo com o objetivo. 

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Como inserir a logística 4.0 em meu negócio?

Com o avanço da tecnologia ficou fácil inserir o uso de algumas dessas ferramentas no dia a dia, com a Logística 4.0 não é diferente.

Veja alguns exemplos que podem ser inseridos no seu negócio:

  • Otimização da gestão de estoque com RFID: utilizar o RFID pode ser o ponto inicial, já que ele utiliza sensores e etiquetas que substituem o código de barras e podem ser rastreadas desde o recebimento da mercadoria em estoque até a entrega ao destino, tornando o processo ágil e eficiente.
  • Controle produtivo da cadeia com IoT: a Internet das coisas (IoT) pode ter integração com as etiquetas RFID tornando o controle da cadeia produtiva mais preciso. É através do IoT que as informações que constam na etiqueta são transmitidas para outros sistemas, permitindo o acompanhamento de todo o processo da separação até a entrega, contribuindo para o aprimoramento do seu processo de produção e distribuição.
  • Utilização de veículos autônomos: vários armazéns de toda parte do mundo já utilizam essa tecnologia, veículos capazes de se locomover sem a necessidade de um operador ou motorista. Esses veículos são capazes de automatizar a movimentação das mercadorias, podendo transportar cargas com mais rapidez, segurança e autonomia.
  • Roteirização tecnológica: com o auxílio de softwares com inteligência artificial é possível aprimorar as atividades de roteirização, pois eles levam em consideração diversos fatores para planejar as rotas, como tempo, custo, distância, demanda, restrições e preferências dos clientes. Dessa forma as entregas são otimizadas, podendo chegar antes do tempo e com sua integridade intacta, tornando seu negócio autoridade nessa área.
Logística 4.0 o que é, como funciona

Benefícios da Logística 4.0 para o seu negócio!

A Logística 4.0 pode contribuir positivamente para os processos operacionais de uma empresa, tornando as operações otimizadas, organizadas e transparentes. Além de trazer vantagens competitivas, listamos mais alguns benefícios desse novo conceito. 

  1. Informações em tempo real: ter acesso ao sistema completo a qualquer hora em qualquer lugar, com certeza é uma vantagem para grandes empresas.
  2. Redução de perdas e custos: ter o controle absoluto de estoque, entrada e saída de materiais, saber a quantidade exata de cada item estocado no armazém, ajudam a identificar a hora certa de realizar novas reposições e contribuem para a economia do seu negócio.
  3. Mais qualidade nas entregas: poder acompanhar a mercadoria desde a retirada do estoque até a entrega ao destino, além de monitorar a rota que o entregador faz, eleva a qualidade das entregas.
  4. Eficiência operacional turbinada: a automação dos processos e das integrações de dados pode dar uma turbinada na operação, permitindo que gestores analisem de maneira aprofundada cada processo da cadeia logística.
  5. Satisfação do cliente comprovada: as pessoas adoram saber que suas encomendas ou pedidos estão recebendo uma atenção extra, e isso impacta na visão do cliente sobre os seus serviços, assim aumentando sua satisfação.

Podemos ver que as empresas ligadas à logística (e todo o supply chain) têm muito a ganhar com a implementação da Logística 4.0.

Aderir as novas tecnologias não apenas melhorará seus processos e modelos de negócio, mas também pode proporcionar as ferramentas necessárias para ganhar destaque em frente à concorrência.

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