Identidade-visual-Logo-BLOG

Logística e e-commerce: adaptando-se as vendas on-line

Logística e e-commerce

Desde a crise que a pandemia causou no mundo todo, empresas precisaram se adaptar as ferramentas disponíveis para não fecharem as portas. Digitalizar suas vendas através do e-commerce deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade.  
 
No setor logístico não foi diferente, foram necessárias algumas adaptações para que esse mercado não perdesse a força para atender as demandas de entregas de e-commerce, que triplicou devido a boa aceitação dos consumidores por compras on-line, tornando a logística uma das principais ferramentas que ajudaram as empresas a manterem as portas abertas na época, e até hoje colabora para o crescimento de diversos negócios. 

Impacto das vendas através das redes sociais no setor logístico

A logística possuí um papel fundamental para preencher as demandas de pedidos feitos através do e-commerce impulsionados pelas redes sociais. Com o surgimento de novas redes, surge também a interação direta com consumidores, o que impacta significativamente as operações logísticas, exigindo adaptações ágeis e inovadoras para atender às demandas emergentes. 

Redes sociais e sua influência

A influência digital no e-commerce que vem de postagens virais e recomendações de influenciadores, gera grandes desafios, criando a necessidade de uma logística adaptável e flexível. Como a utilização de sistemas que ajudam com a previsão de demanda avançados, podendo identificar tendências emergentes nas redes sociais que preparam as equipes de distribuição para atender ao aumento nas entregas.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Como se adaptar?

Com a necessidade de se adaptar rapidamente a esses picos de demanda, as empresas logísticas tem investido cada vez mais em sistemas de gerenciamento de armazém e TMS (Sistemas de Gerenciamento de Transporte), assim conseguem evitar o desabastecimento ou excesso de mercadoria, além de garantir as entregas nas datas informadas pela loja de e-commerce.

Personalização e experiencia do cliente

As expectativas dos consumidores estão cada dia mais altas e a logística precisa atender essa exigência. Oferecer embalagens personalizadas e entregas rápidas tem sido um diferencial que as empresas têm adotado. Além de oferecer para o consumidor a possibilidade de rastreamento da entrega, onde ele pode verificar o status do pedido e acompanhar todo o trajeto do seu do produto até que chegue em suas mãos.

Como fica o futuro da logística no e-commerce então?

A logística para e-commerce é mais do que apenas a entrega de produtos, enquanto as redes sociais continuam a ditar tendências de compra e influenciar no comportamento do consumidor, a logística se torna um elemento estratégico para o sucesso dessas empresas de compras on-line. 
 
Contando com o apoio da tecnologia, a logística está transformando a experiência do cliente no e-commerce, ajustando-se às demandas e estabelecendo um novo padrão de excelência no mercado.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados