Roteirização: Como mapear e calcular o seu transporte!

Roteirização: mapear, calcular e entregar!

A roteirização pode ser a resposta para reduzir os prazos de entrega e aumentar a satisfação de seu cliente. Além de contribuir com a diminuição de gastos durante a viagem.

O que é roteirização?

É o processo que mapeia e planeja todas as rotas que um veículo pode fazer para coletar e entregar a mercadoria, e definir qual o melhor percurso que o transportador poderá seguir. Esse método assegura que a coleta e entrega sejam realizadas corretamente, e que o cliente final receba a carga no prazo determinado, em perfeitas condições. 

Para que é feita a roteirização?

Esse mapeamento ajuda a reduzir os gastos com combustível, manutenção do veículo e pedágio. Ele também ajuda a escolher o melhor caminho e economizar tempo e dinheiro na entrega. Além de proporcionar maior comodidade aos motoristas, resultando em maior produtividade na operação.

Roteirização logística

Como é feita a roteirização?

Para encontrar uma rota que não envolva estradas danificadas, menor tempo na entrega e ainda economia nos custos da viagem, é necessário informar a origem e o destino da mercadoria (ou seja, coletá-la no ponto A e levar ao ponto B).  

Existem sistemas e planejadores de rotas no mercado que mapeiam a viagem e automatizam tarefas com algoritmos avançados. Eles indicam rotas mais curtas, econômicas e seguras.

Quais tipos de roteirização?

Quando se trata de roteirização, é importante ter um entendimento profundo do conceito. Quando o planejamento de rota é discutido, ela pode seguir por dois caminhos: roteirização estática ou roteirização dinâmica.

Roteirização estática

Refere-se a um planejamento que não é mutável, ou seja, depois de aprovada a rota precisa ser seguida sem mudanças. O trajeto é calculado e desenhado antes do veículo sair da garagem e deve seguir alguns critérios   

Pode parecer ruim, porém é um tipo de mapeamento muito utilizado. O motorista deve obedecer a essa rota como um guia de entrega, respeitando a rota, as paradas, quilometragem desejada e horários.  

O motorista não precisa seguir a roteirização inicial sempre. Imprevistos como trânsito e clima podem surgir. No entanto, o planejamento da viagem continua o mesmo.

Roteirização dinâmica

A roteirização dinâmica apresenta uma diferença fundamental em relação à abordagem estática: não se trata de um plano fixo. Isso significa que ela pode mudar a qualquer momento, mesmo quando os veículos já estão em viagem.  

Algumas empresas usam sistemas de roteirização para monitorar veículos em tempo real e trocar dados com o GPS e outras informações.  

Esse tipo de mapeamento permite mudanças na rota devido a imprevistos, como vias congestionadas por acidentes.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Importância de um roteirizador para sua empresa

Quando falamos em roteirizador, logo pensamos que se trata de um profissional que fica responsável por planejar e estruturar toda a viagem. De fato, é necessário que alguém seja o responsável por essa tarefa, mas com a ajuda de sistemas e softwares essa rotina pode ser otimizada e planejada com mais precisão, sem precisar de todo o trabalho manual.

Como escolher o melhor roteirizador?

Com a evolução tecnológica ganhando espaço na cadeia logística, esse artigo traz como dica o roteirizador mais completo do mercado atualmente.  

A QualP é o planejador de rotas mais utilizado pelo setor logístico. Além de informar o caminho mais curto, você pode selecionar uma rota mais eficiente ou que evite pedágios. 

Sua tecnologia permite escolher o veículo que será utilizado e a quantidade de eixos. Em apenas alguns segundos esse software entrega um planejamento completo como valor de pedágio por quantidade de eixos, descrição e localização correta das praças de pedágio durante o trajeto, balanças de pesagem e postos de combustíveis no decorrer do percurso e tabela frete atualizada de acordo com as exigências da ANTT.  

A QualP permite compartilhar a roteirização por planilha ou link. Também é possível criar uma lista com todas as rotas calculadas. Além disso, é possível abrir a rota no Waze e Google Maps.

Com uma boa roteirização, sua empresa terá uma operação mais eficiente e completa, economizando tempo e dinheiro e garantindo a qualidade nas entregas.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados

Informações importantes

Para gerar o CIOT com Chave de acesso GRATUITO é necessário:
  • Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;
  • Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.

Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.

Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.