Identidade-visual-Logo-BLOG

Tecnologia avançando nas estradas: Saiba tudo sobre o FreeFlow

FreeFlow Pedágio

Se você trabalha com transporte de cargas, essa novidade pode transformar a sua operação. Conheça o Pedágio FreeFlow! Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa novidade.

O que é o FreeFlow?

O pedágio Free Flow é um sistema de cobrança inovador que dispensa as tradicionais praças de pedágio com cabines. Nele, o fluxo de veículos ocorre de forma contínua, sem a necessidade de paradas para pagamento. Em vez disso, o valor do pedágio é calculado com base na distância percorrida, proporcional aos quilômetros rodados. 

Esse sistema já é amplamente utilizado em diversos países, como Estados Unidos e China, trazendo inúmeros benefícios para os motoristas, como agilidade e redução de congestionamentos. No Brasil, a discussão em torno do pedágio Free Flow foi impulsionada pela aprovação da Lei 14.157/21, que autoriza esse tipo de cobrança.

Como funciona o FreeFlow?

A identificação dos veículos e pagamento das tarifas podem ocorrer de duas maneiras: a primeira é a partir da placa do veículo, onde o portal irá fazer a leitura e gerar a tarifa para o responsável, que deverá buscar a concessionária através dos canais de atendimento, para pagar o valor calculado e não registar como evasão de pedágio.

E a segunda forma é a partir da leitura das etiquetas eletrônicas, as famosas tags. Que ao passar pelos portais, são identificadas no trecho percorrido e efetuada a cobrança automaticamente.

Quais as vantagens do FreeFlow?

Uma das vantagens do sistema de pedágio FreeFlow, é que ele permite aos motoristas passarem pelas praças de pedágio sem precisar parar ou pagar em dinheiro. Outra vantagem é a diminuição dos custos para as empresas que administram as rodovias, pois elas não precisam mais manter a estrutura e o pessoal das cabines de pedágio.

Além de economizar tempo e combustível, os consumidores também contam com outros benefícios na rodovia, como a melhoria do asfalto, a colocação de marcos quilométricos e placas de sinalização, e o atendimento 24 horas nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferecem apoio telefônico, médico e mecânico.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Quais trechos já possuem FreeFlow?

Embora a implementação completa do sistema em todo o país ainda esteja em discussão, os primeiros testes já estão sendo realizados, iniciando pelo trecho, BR101/Rio-Santos nas praças de Paraty/RJ, Mangaratiba/RJ e Itagui/RJ. Porém é previsto a implantação desse sistema em outras vias nos próximos anos.

O que acontece quando há evasão no FreeFlow?

Caso não seja possível a cobrança automática  no momento da passagem pelo portal, o usuário terá 15 dias para acertar o pagamento com a Concessionária. Depois desse período, além de pagar a tarifa de pedágio com encargos, ele poderá ser multado por uma infração grave de trânsito, conforme o art.209-A do Código de Trânsito Brasileiro: evasão de pedágio. Nesse caso, a multa será de R$ 195,23.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados