Tecnologia avançando nas estradas: Saiba tudo sobre o FreeFlow

- Tecnologia avançando nas estradas - Empresa revoluciona mercado de PEF

Se você trabalha com transporte de cargas, essa novidade pode transformar a sua operação. Conheça o Pedágio FreeFlow! Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa novidade.

O que é o FreeFlow?

O pedágio Free Flow é um sistema de cobrança inovador que dispensa as tradicionais praças de pedágio com cabines. Nele, o fluxo de veículos ocorre de forma contínua, sem a necessidade de paradas para pagamento. Em vez disso, o valor do pedágio é calculado com base na distância percorrida, proporcional aos quilômetros rodados. 

Esse sistema já é amplamente utilizado em diversos países, como Estados Unidos e China, trazendo inúmeros benefícios para os motoristas, como agilidade e redução de congestionamentos. No Brasil, a discussão em torno do pedágio Free Flow foi impulsionada pela aprovação da Lei 14.157/21, que autoriza esse tipo de cobrança.

Como funciona o FreeFlow?

A identificação dos veículos e pagamento das tarifas podem ocorrer de duas maneiras: a primeira é a partir da placa do veículo, onde o portal irá fazer a leitura e gerar a tarifa para o responsável, que deverá buscar a concessionária através dos canais de atendimento, para pagar o valor calculado e não registar como evasão de pedágio.

E a segunda forma é a partir da leitura das etiquetas eletrônicas, as famosas tags. Que ao passar pelos portais, são identificadas no trecho percorrido e efetuada a cobrança automaticamente.

Quais as vantagens do FreeFlow?

Uma das vantagens do sistema de pedágio FreeFlow, é que ele permite aos motoristas passarem pelas praças de pedágio sem precisar parar ou pagar em dinheiro. Outra vantagem é a diminuição dos custos para as empresas que administram as rodovias, pois elas não precisam mais manter a estrutura e o pessoal das cabines de pedágio.

Além de economizar tempo e combustível, os consumidores também contam com outros benefícios na rodovia, como a melhoria do asfalto, a colocação de marcos quilométricos e placas de sinalização, e o atendimento 24 horas nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferecem apoio telefônico, médico e mecânico.

Tenha um meio de pagamento habilitada pela ANTT para a emissão do CIOT.

Quais trechos já possuem FreeFlow?

Embora a implementação completa do sistema em todo o país ainda esteja em discussão, os primeiros testes já estão sendo realizados, iniciando pelo trecho, BR101/Rio-Santos nas praças de Paraty/RJ, Mangaratiba/RJ e Itagui/RJ. Porém é previsto a implantação desse sistema em outras vias nos próximos anos.

O que acontece quando há evasão no FreeFlow?

Caso não seja possível a cobrança automática  no momento da passagem pelo portal, o usuário terá 15 dias para acertar o pagamento com a Concessionária. Depois desse período, além de pagar a tarifa de pedágio com encargos, ele poderá ser multado por uma infração grave de trânsito, conforme o art.209-A do Código de Trânsito Brasileiro: evasão de pedágio. Nesse caso, a multa será de R$ 195,23.

Fique por dentro de tudo que
acontece no mundo da Fintech!

Artigo relacionados

Informações importantes

Para gerar o CIOT com Chave de acesso GRATUITO é necessário:

Possuir uma Chave de acesso credenciado em seu computador;

Utilizar um navegador que o comporte a Chave de Acesso. É recomendável o uso do Google Chrome.

Caso não tenha o certificado, consulte os padrões aceitos na Receita. (Clique aqui)
Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN.

Caso não possua certificado válido, entrar em contato através do departamento de suporte, para que possamos providenciar emissão gratuita.